Situações de estresse podem ser comuns no gado de leite e têm sérios efeitos negativos para a saúde dos animais, produtividade e conforto. O impacto desse estresse pode ser entendido se considerarmos três componentes: a percepção do animal em relação a origem do estresse, a sua resposta fisiológica e as consequências que isso pode causar a longo prazo. Um exemplo bastante comum do efeito prejudicial do estresse em vacas leiteiras ocorre durante o manejo de ordenha. A inibição da secreção da ocitocina em resposta ao estresse e a consequente ocorrência de leite residual após o manejo de ordenha podem ser uma forma simples de avaliar a intensidade de estresse que as vacas estão sendo submetidas.

Para entender um pouco melhor esse cenário, acompanhe este artigo que as Fazendas Reunidas HD prepararam para você. Confira!

Entendendo como o estresse afeta o manejo de ordenha

A resposta da inibição de ocitocina pode acontecer de duas maneiras: pela inibição da secreção em nível central (sistema nervoso central) ou pela inibição periférica da ejeção do leite (mesmo com níveis adequados de ocitocina).

A primeira situação (inibição central) pode ser detectada pela ausência do pico de ocitocina na corrente sanguínea ou pelo aumento do volume de leite residual após o manejo de ordenha, tal como acontece com uma vaca que recebe o manejo de ordenha em um ambiente que não lhe é familiar. Tal leite residual pode ser medido pela injeção de ocitocina exógena, que resulta na expulsão completa do leite, demonstrando uma deficiência da ocitocina de origem endógena.

Por outro lado, a inibição periférica afeta a atividade do sistema nervoso simpático (responsável pela liberação de adrenalina), que reduz a irrigação sanguínea para a glândula mamária pela vasoconstrição local.

Como identificar estresse no gado leiteiro?

As vacas respondem ao estresse agudo por meio de mudanças de comportamento, como vocalizar, defecar e urinar. Quando essa situação de estresse é prolongada, ocorre um gasto de energia muito grande e esse fator limita as demais funções fisiológicas do animal, como crescimento, reprodução e resposta imune. Em termos fáceis, significa que, em situações de estresse, a resposta imune da vaca não é adequada e, portanto, ela está mais suscetível a doenças.

Quais situações podem provocar estresse no gado?

1- Mudança do local de ordenha

 

O efeito da mudança do local de ordenha pode ser muito negativo para o gado leiteiro. Percebe-se que vacas ordenhadas em condições normais (controle) apresentam um pico de ocitocina logo depois do início do manejo de ordenha (estimulação das tetas), o que causa um volume maior de leite ordenhado e uma quantidade menor de leite residual. Entretanto, quando o manejo de ordenha ocorre em um local isolado e estranho, verifica-se uma liberação menor de ocitocina, o que reduz a quantidade do leite de ordenha e um volume maior de leite residual.

manejo de ordenha de forma incorreta

2- Manejo inadequado

Outro fator importante que pode determinar situações de estresse durante o manejo de ordenha é a forma com que as vacas são manuseadas. Um estudo feito na Austrália comparou o tratamento oferecido aos animais durante a ordenha em 31 rebanhos diferentes e constatou que o manejo agressivo causa grandes situações de estresse e reduz drasticamente a produção leiteira. Em outras palavras, vacas que são submetidas a maus tratos e agressões têm medo das pessoas que as manejam, o que causa reações de estresse.

Os resultados mostram o que, na prática, muitos já sabem: o modo de tratamento das vacas durante o manejo de ordenha tem um impacto considerável na eficiência da produção leiteira. Por isso, se você deseja adquirir animais que são manejados com todo cuidado, garantindo uma eficiência leiteira para o seu rebanho, conte com as Fazendas Reunidas HD. São mais de 35 anos de tradição na criação das raças Holandesa, GIR e Girolando. Entre em contato conosco e conheça nossos animais com excelência genética, que são exemplo de produção leiteira. Aguardamos por você.

Links úteis:
gado girolando
girolando a venda
gado leiteiro a venda