A desmama de bezerros, tradicionalmente, é realizada quando o bezerro está com 6 a 8 meses de vida. Nesta idade, o animal já é considerado ruminante e tem condições de utilizar forragem sólida como a única fonte de energia e de nutrientes, já que a utilização do leite na dieta de bezerros é pequena depois do terceiro mês de lactação.

A questão é que a época de desmama de bezerros é considerada é época de estresse tanto para a vaca quanto para o bezerro. Em muitos locais, o desmame é feito de maneira abrupta, com a separação da mãe. Essa situação de grande estresse provoca redução do ganho de peso do bezerro durante a recria e afeta a imunidade, o que deixa o animal mais vulnerável a doenças. A separação também pode afetar o desempenho da vaca.

Por isso, as Fazendas Reunidas HD te contam como fazer a desmama de bezerros de maneira correta, sem causar traumas para a vaca e para o filhote. Confira!

Como perceber o estresse após a desmama?

O comportamento dos animais pode ser detectado durante semanas após a desmama de bezerros. Tanto as vacas quanto os filhotes permanecem vocalizando, repetidamente. Além disso, passam mais tempo caminhando, não se alimentam direito, nem ruminam e descansam. Essas alterações de comportamento comprovam que o método tradicional de separação resulta em consequências negativas sobre o bem-estar dos animais.

Alguns produtores fazem a opção de colocar os animais em áreas muito distantes, para que eles não possam se ouvir. Porém, mesmo que o bezerro seja mantido na área de costume, para minimizar os efeitos da separação, esse tipo de técnica reduz o desempenho esperado na recria. Também existem produtores que utilizam vacas de descarte como madrinhas.

Porém, segundo pesquisa da Universidade de Saskatchewan (Canadá), essa técnica não resulta nos efeitos esperados. O comportamento dos bezerros se iguala ao da separação total. A mesma universidade descobriu que a divisão de lotes em dois, trocando bezerros e mães, também não é funcional, já que os animais ficam procurando seus pares em meio ao rebanho.

manejo na desmama de bezerros

Alternativas para uma desmama de bezerros menos traumática

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Gado de Corte (CNPGC – Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte), possibilitou a compreensão que a desmama de bezerros pode ser menos traumática quando as mães e os filhotes são colocados lado a lado, separados apenas por uma cerca, que possibilita o contato visual.

Outra pesquisa, agora realizada pela Universidade da Califórnia-Davis, constatou que bezerros manejados dessa forma chegam a ganhar 30% mais peso nas 10 semanas seguintes à desmama do que aqueles que são manejados de forma tradicional.

Com a utilização desse método, bezerros e vacas recebem complemento alimentar em um cocho comum, dividido por uma cerca, o que facilita o consumo pelos filhotes e se torna uma garantia do ganho de peso. A água também é dividida entre os dois. Para isso, tenha sempre um pasto preparado com capim em seu melhor ponto.

Outra alternativa para a desmama de bezerros é a separação em dois estágios. O primeiro dura de quatro a sete dias e uma tabuleta é utilizada para impedir que o bezerro mame; no segundo, os animais são separados. Um estudo apontou que, quando manejados assim, o comportamento se iguala aos que não usaram a tabuleta – alimentam-se de forma similar e não vocalizam.

Depois da separação, o índice de vocalização, em comparação a desmama de bezerros de forma abrupta, cai 85%; o tempo de caminhada 80%, a alimentação cresce 25% e o descanso 24%. Após sete dias, o ganho de peso é significativamente maior. Entretanto, esse tipo de manejo para a desmama de bezerros é a colocação e a retirada das tabuletas, principalmente em lotes maiores.

Cuidados no manejo

1- Os piquetes devem possuir sombra e proteção contra ventos, a fim de reduzir estresse climático adicional;
2- evite práticas como aplicação de vermífugos, vacinas e castração durante a desmama. O ideal é realizar esse tipo de procedimento quatro semanas antes;
3- cheque os bezerros com frequência e remova, de forma imediata, os animais doentes do piquete. Esses animais devem ficar isolados durante o tratamento, pois isso ajuda a prevenir a disseminação das doenças;
4- o transporte é um dos aspectos que mais gera estresse, por isso, viagens e comercialização devem ser evitadas na época de desmama de bezerros. Dê um intervalo de 15 a 20 dias.

No blog das Fazendas Reunidas HD você encontra as melhores informações e notícias sobre gado leiteiro. São mais de 35 anos de tradição na venda de gado de leite, novilhas e bezerros. Se você deseja adquirir animais de procedência garantida e que são manejados com criterioso cuidado, entre em contato conosco.

Links úteis:
gado girolando;
gado leiteiro a venda;
vaca de leite a venda.