Quando ocorrem falhas de detecção de cios ou mesmo incapacidade de atingir fêmeas em anexo, utiliza-se uma técnica para suprir as deficiências de inseminação artificial tradicional: a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

A técnica é aplicada no rebanho por meio do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas de leite, de modo que, as fêmeas sejam inseminadas em horários pré-definidos e com boas taxas de concepção. Além disso, a IATF deve ser capaz de trazer fêmeas em anestro de volta à ciclicidade (por meio da inclusão de hormônios eCG nos protocolos de IATF).

Tais hormônios não prejudicam as fêmeas, pois são substâncias idênticas ou similares às que participam do processo fisiológico do aparelho reprodutivo e, quando seus efeitos terminam, não há interferência nos ciclos estrais posteriores.

Se você deseja saber como a IATF é feita no gado de leite, acompanhe este artigo que as Fazendas Reunidas HD prepararam para você e veja se a técnica se aplica no caso do seu rebanho. Confira!

Quando a IATF pode ser utilizada?

Para que seja possível utilizar a técnica, existe a necessidade de que alguns fatores sejam avaliados:

– se o manejo nutricional é eficiente, fornecendo nutrientes de qualidade, em uma quantidade suficiente para que os animais desenvolvam todo seu potencial genético;
– se o controle sanitário é de qualidade, controlando e erradicando do rebanho doenças e parasitas que possam levar à mortalidade dos animais ou à queda de produção;
– se o manejo reprodutivo é eficiente, inclusive com a escrituração zootécnica rigorosa, com o intuito de descartar animais inférteis ou sub-férteis, e a utilização de técnicas reprodutivas capazes de melhorar o desempenho do rebanho.

Como aplicar a IATF no rebanho?

dicas de IATF em gado de leite

A IATF deve ser utilizada em propriedades que contem com a assistência de um veterinário capacitado, que contenham um manejo nutricional, sanitário e reprodutivo adequados e que possuam fêmeas em boa condição corporal e acima de 45 dias de pós-parto.

No caso de novilhas, somente as que já tiveram um ou dois ciclos estrais e atingiram o peso adequado, podem participar dos protocolos de IATF.

São vários os protocolos existentes, portanto, a decisão de qual deles utilizar é técnica, levando em conta a avaliação dos animais. Entretanto, dentre eles, os que demonstram os melhores resultados são os que utilizam progesterona e eCG como dispositivos, pois alinham maior taxa de prenhez com a possibilidade de atingir fêmeas em anestro.

Inicialmente, é realizada uma seleção dos lotes de animais a serem sincronizados. É importante verificar se esses animais não possuem nenhum problema no sistema reprodutor e que atinjam os requisitos citados acima.

Na maioria dos casos, o protocolo recomendado é:

– Dia 0 às 8 horas: inserção de dispositivo intravaginal de progesterona e aplicação de 2mg de Benzoato de Estradiol via IM;
– Dia 8 às 8 horas: aplicação de 400 UI de eCG IM + aplicação de prostaglandina IM+ retirada do dispositivo de progesterona;
– Dia 9 às 8 horas: aplicação de 1 mg de Benzoato de Estradiol IM;
– Dia 10 às 16 horas: inseminar todas as vacas sincronizadas.

Os índices de prenhez tendem a melhorar quando verificamos as condições prévias referentes aos animais, aos horários de aplicação e doses, e à perícia do inseminador. Índices acima de 50% de prenhez, na primeira inseminação, indicam que a IATF foi bem aplicada. Em animais que apresentem ciclos estrais regulares, pode-se suprimir o uso do eCG no protocolo, sem alterar os resultados.

Gostou das informações aqui destacadas sobre a IATF? No blog das Fazendas Reunidas HD você confere as mais diferentes informações relacionadas à gado de leite (https://www.fazendasreunidashd.com.br) e fica informado de tudo que acontece no ramo de pecuária leiteira. Possuímos mais de 35 anos de tradição na venda de gado leiteiro, por isso, fique atento ao nosso blog e saiba das novidades.

Se procura por vacas de leite à venda, acesse nosso site e entre em contato conosco. Aguardamos por você.

Links úteis:
gado girolando;
gado leiteiro a venda;
gado leiteiro.