Fazenda HD

Descrição da Fazenda HD

O complexo de fazenda em questão está localizado na zona rural do município de Goianá, sendo formado pelas propriedades “Bela Aurora” com área de 275,27 ha, “Horácio Dias” com área de 422,31 ha, “Talismã” com área de 132,57 ha e “Pica-Pau” com área de 178,00 ha. As propriedades são contíguas e perfazem uma área total de 1.008,15 ha.

O complexo está situado a 7 km do município, às margens da rodovia MG-353, possuindo seu acesso principal pela fazenda Horácio Dias. No complexo há áreas agriculturáveis com plantio de milho e eucalipto, áreas com pastagens adequadas para a qualidade do rebanho de vaca leiteira, estradas internas em bom estado de trafegabilidade e áreas de mata e preservação permanente. As fazendas contam também com toda infraestrutura para produção de leite como: galpão Free-stall, sala de ordenha, área de tratamento de dejetos animais e sala com tanques para armazenamento de leite.

A propriedade tem como atividade principal a pecuária de leite com ênfase na produção de leite para abastecimento do laticínio denominado Indústrias Flórida.

Atividade Rural da propriedade HD

A produção de leite concentra-se na Fazenda HD onde são produzidos 7.000 litros por dia com média de 23 litros por vaca no dia. Durante a ordenha são mantidos todos os padrões de higiene para garantir leite de extrema qualidade e também a integridade do sistema mamário dos animais evitando doenças como mastite. Após ordenha o leite é conduzido até os tanques em circuito fechado onde é resfriado rapidamente a menos de 4 graus.

A propriedade conta com excelente infraestrutura para produção de leite como: galpão Free-stall com capacidade para 320 animais e sistema de lavagem flushing, sala de ordenha duplo 8, sala de resfriamento de leite com tanque de 16.000L, 2 silos de ração com capacidade de 8t cada e caixa reservatório australiano com capacidade para 540.000L de água.

A fazenda possui área de manejo sanitário e utiliza todos os métodos de assepsia para controle de doenças do gado leiteiro. Antes da ordenha os animais são levados para área de manejo sanitário onde é realizado o teste da caneca de fundo preto, para detecção e secagem dos tetos com papel toalha. Após a ordenha é passado nos tetos dos animais uma solução de iodo de barreira.

O manejo do gado leiteiro é realizado através de confinamento no curral free-stall no período da manhã onde o gado recebe uma dieta composta de silagem de milho, cevada úmida, sais minerais e concentrado de milho e farelo de soja. No período da tarde o gado é levado para o pasto formado em maioria por Braquiária brizantha. A fazenda possui ainda um “bezerreiro”, tipo casinha e piquete para vaca receptora com bezerro ao pé.

Benfeitorias da Fazenda

 

Fazendas HD

A propriedade conta com boas benfeitorias para o desenvolvimento de sua atividade rural como: galpão tipo Free Stall, depósito para insumos, sala para os tanques de armazenamento de leite, escritório, farmácia, sala de ordenha, reservatório de água tipo australiano com capacidade de 540.000L, silos do tipo trincheira para armazenar silagem e silos verticais para armazenamento de ração.

Dentre essas benfeitorias destaca-se o galpão Free Stall com piso de concreto armado possuindo “estrias” para o deslocamento seguro da vaca leiteira, com cobertura metálica, canzil rígido para separar os animais da pista de alimentação e corredores. O galpão possui um sistema de lavagem e limpeza de dejetos provenientes do confinamento do gado leiteiro denominado flushing, um jato de água que percorre todas as pistas do galpão carreando os dejetos para canaletas que escoam com eles para o sistema de tratamento.

A propriedade possui uma área de ordenha ao lado do galpão Free Stall, o que confere melhor comodidade operacional e conforto para os animais. Conta com uma sala de ordenha com uma ordenhadeira tipo duplo 8 X 16 com programador de limpeza, uma área para o manejo sanitário dos animais, sala de espera, almoxarifado, escritório e uma pequena sala veterinária.

Venha nos conhecer!

Agende uma visita e conheça nossas fazendas.