Sobre Nós

As Fazendas Reunidas HD possuem mais de 35 anos de tradição tendo Horácio Dias como seu precursor. É uma história marcada pela persistência, dedicação, desafios e conquistas. Horácio Dias nasceu em Jequeri, no interior de Minas Gerais. Filho de lavradores, desde criança aprendeu o conceito que o segue em todos os seus empreendimentos: “o homem tem que ser produtivo.”

Localizadas entre os municípios de Coronel Pacheco e Goianá, e situadas a 25 km de Juiz de Fora e a 8 km do Aeroporto Regional da Zona da Mata Mineira, as Fazendas destacam-se na criação de animais das raças Holandesa, GIR e Girolando.

Os projetos desenvolvidos nas fazendas Carambi, HD, Bela Itália e São José permitem a produção de leite de qualidade e a criação de animais diversificados para vários tipos de regiões, principalmente em razão da tecnologia de produção e genética de seus gados leiteiros.

Em razão da dedicação de seus colaboradores, constante aperfeiçoamento, criterioso cuidado no manejo dos processos e investimento arrojado em tecnologia, as Fazendas hoje dispõem de animais com excelência genética e são exemplos de produção leiteira.

Os cruzamentos do gado leiteiro das Fazendas Reunidas HD

As Fazendas Reunidas HD trabalham com dois tipos de raça PO (puro de origem), ou seja, sem misturas raciais, para os cruzamentos. São eles o 100% Holandês e 100% GIR. Com esse cruzamento, há o nascimento do gado Girolando. Essa combinação, feita de acordo com os critérios corretos, gera animais com maior rusticidade e capacidade de produção. Isso significa a criação de um gado leiteiro com menor custo para cuidados e maior rendimento em sua produção.

Qualidade na produção do leite e no manejo dos animais

Os animais jovens recebem especial atenção no manejo. Os bezerros, logo após seu nascimento, são encaminhados aos abrigos individuais abertos construídos com ferro e telhas galvanizadas e são dispostos conforme a posição do sol (casinhas). Neste local ficam até os 90 dias de idade. Já com as novilhas, faz parte do manejo a passagem por um piquete coletivo, propositalmente rústico, de modo que elas ganhem maior resistência contra doenças transmitidas pelos carrapatos.

Trabalhamos com free-stall, um sistema misto de exploração que mantém o rebanho em confinamento e pasto. No confinamento, permanecem os animais em início de lactação, em local próprio respeitando medidas e detalhes que considerem a fisiologia e o comportamento animal. No sistema a pasto, os animais que estão no meio até o final da lactação. O free-stall permite o fornecimento de sombra para o gado leiteiro na tentativa de dar-lhes conforto térmico e confere a possibilidade de padronização do manejo e concentração de grande número de animais em um só local.

O sistema de ordenha mecanizada passou a ser peça-chave para ampliação da produção e diminuição dos riscos de contaminação. Por isso, os colaboradores das Fazendas Reunidas HD recebem treinamento para manejar corretamente os animais e fazer a higienização antes e depois da retirada do leite.

O processo criterioso e o comprometimento com cada etapa produtiva do leite transformaram as Fazendas HD em referência na criação de animais e na produção de leite, inclusive garantindo o enquadramento na Instrução Normativa Nº 51, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.